Configurações do Projeto Reinventando o Ensino Médio


 
Projeto Reinventando o Ensino Médio





ATENÇÃO: o objetivo deste documento é informar como configurar um Programa Pedagógico referente ao Projeto Reinventando o Ensino Médio.


O usuário deve criar um novo programa pedagógico, sempre que houver alteração na matriz curricular, ou nas regras para lançamento de avaliação e frequência, de um período letivo para outro. O novo programa deverá ser associado às turmas que seguirão a matriz curricular utilizada, e as novas regras.


As instruções a seguir informarão o processo de inclusão de programa pedagógico para o Projeto Reinventando o Ensino Médio.




1.   Configuração do Programa Pedagógico





1-       Acessar o menu Programas Pedagógicos/Cadastro de Programas.




Será exibida a tela Pesquisa de Programa Pedagógico:



2-         Clicar em Incluir;



Será exibida a tela Manter Programa Pedagógico:




3-         Selecionar o Tipo de Ensino e Ano/Série/Etapa;

4-         Alterar a descrição do programa, de forma que seja facilmente identificado para pesquisa e associão à turma;
5-         Marcar a opção Reinventando o Ensino dio;

5.1 Ao marcar esta opção, será disponibilizada a grade para inclusão e configuração das disciplinas da empregabilidade.
6-         Selecionar um componente curricular no campo Área de conhecimento e

clicar em Adicionar;
 

3- Selecionar o Tipo de Ensino e Ano/Série/Etapa.





4- Alterar a descrição do programa, de forma que seja facilmente identificado para pesquisa e associação à turma.

5-    Marcar a opção
Reinventando o Ensino dio.

6-    Selecionar um componente curricular e clicar em Adicionar.




A área de conhecimento selecionada será adicionada ao quadro de disciplinas.



Ao marcar a opção Reinventando o Ensino Médio, será disponibilizada a grade para inclusão e configuração das disciplinas da empregabilidade.



7-         Clicar sobre o nome da disciplina, para configu-la conforme a matriz curricular aprovada para o Projeto e proposta pedagógica da escola;



Clicando sobre o nome da disciplina, será exibida a tela para configuração da mesma.
Parte superior da Tela:



 
 Parte inferior da tela:




  

8-         Efetuar a configuração da disciplina e clicar em Confirmar;

9-       Repetir o processo para todas as disciplinas dos conteúdos curriculares;








 As disciplinas dos conteúdos curriculares devem ser configuradas conforme a matriz curricular aprovada para o Projeto.






Observação para as Áreas de Empregabilidade:



a.        Para as turmas em que todos os alunos optaram pela mesma área de empregabilidade: deverá ser criado um programa pedagógico contendo as disciplinas dos conteúdos curriculares da Base Nacional Comum e as disciplinas da área de opção;
b.        Para as turmas em que os alunos optaram por áreas de empregabilidade diferentes: deverá ser criado um programa pedagógico contendo as disciplinas dos conteúdos curriculares da Base Nacional Comum e as disciplinas de todas as áreas de empregabilidade oferecidas pela escola;



10-      Para a parte de Empregabilidade, selecionar a área em questão e clicar em Adicionar:
Para o caso a. (da observação acima), Adicionar apenas uma Área de Empregabilidade;
Para  o  caso  b.  (da  observação  acima),  Adicionar  as  Áreas  de Empregabilidade oferecidas pela escola;
Serão incluídas no programa pedagógico as disciplinas da(s) área(s) adicionada(s), conforme os casos acima.



Selecionar a área de empregabilidade em questão e clicar em Adicionar
  
Serão incluídas no programa pedagógico as disciplinas da área adicionada.

Clicando no nome de uma disciplina, será exibida a tela para configuração da mesma.





Adicionar a(s) Área(s) de Empregabilidade, conforme o caso, e configurar todas as disciplinas.


11-      Clicar sobre o nome de uma das disciplinas, para configuração da mesma.

Configurá-las, observando os seguintes pontos:

Todas as disciplinas das Áreas de Empregabilidade pertencem a

Parte Diversificada;

Utilizar pacote componente com quatro divisões de avaliação e de frequência (4 bimestres), e a uma divisão de recuperação;



As disciplinas referentes aos Conteúdos Práticos, do noturno, utilizarão pacote componente com divisões apenas de Avaliação (para os quatro bimestres e a recuperação). A frequência para estas disciplinas será lançada somente no momento do encerramento de período letivo;


Clicando no nome de uma disciplina, será exibida a tela para configuração da mesma.





  
Configurar a disciplina e clicar em Confirmar (ver próxima página).






 Configurar a disciplina e clicar em Confirmar.


12-      Configurar todas as disciplinas e, na tela Manter Programa Pedagógico, clicar em Gravar.


Observação:

A carga horária total destes programas pedagógicos será calculada utilizando a soma da carga horária de atividade complementar (se houver), mais a soma da carga horária das disciplinas dos Conteúdos Básicos Comuns, mais a soma da carga horária total de uma das áreas de empregabilidade.


Após configurar todas as disciplinas, clicar em Gravar.



2.   Configurações específicas para os Programas Pedagógicos do Noturno





1.          As disciplinas de Conteúdos Práticos” utilizarão pacote componente com divisões apenas de avaliação, caso a escola atribua nota. A frequência será lançada no momento do encerramento de período letivo.


Estas disciplinas, para o noturno, não possuem número de aulas semanais, nem duração de módulo-aula.


Devem ser configurados conforme os passos abaixo:

Marcar a opção Possui Somente Carga Horária;

Informar a carga horária anual da disciplina;

Associar Pacote com divisões apenas de avaliação.





  
 Marcar Possui somente CargHorária




Manter a opção Cobrar Frequência no momento do Encerramento” marcada.

Informar a Carga Horária anual da disciplina.

Utilizar pacote com divisões apenas de avaliação (se houver avaliação).






Manter a opção Possui Avaliação” marcada, caso a escola efetue avaliação para este conteúdo no noturno.

2.         A disciplina Conteúdos Interdisciplinares Aplicados compõe a matriz curricular do noturno.
Para configurá-la, seguir os seguintes passos:






- Selecionar a Área de Conhecimento OUTRAS e clicar em Adicionar.







  - Clicar sobre o nome da disciplina para configurá-la.



- Informar Conteúdos Interdisciplinares Aplicados no campo Descrição.








- Marcar a opção Possui Somente Carga Horária.


- Informar a Carga Horária Anual da disciplina.



  - Desmarcar a opção Possui Avaliação
(conforme proposta pedagógica da escola).

- Desmarcar a opção Participa do Cálculo do resultado Final.



A disciplina Conteúdos Interdisciplinares Aplicados não utilizará pacote componente, caso não possua avaliação. Caso possua avaliação, deverá utilizar pacote com divisões somente de avaliação (conforme instrução para os conteúdos práticos do noturno ver página 10). A frequência será lançada no momento do encerramento de período letivo.


3.         Configuração das Atividades Complementares



Conforme a Resolução SEE Nº 2.030, de 25 de Janeiro de 2012, Art. 6º, § 1º. “Nas escolas que optarem pelo módulo-aula de 40 (quarenta) minutos, os alunos cumprio 166 horas e 40 minutos (equivalentes a 200 módulos-aula), sob a forma de atividades complementares.”


No SIMADE, estas Atividades Complementares devem ser configuradas:



1.        Para Geração no Histórico como Disciplina;

2.        Deve ser marcada a opção Possui Lançamento de Frequência, que será lançado no momento do encerramento de período letivo;
3.        O Nome da Disciplina será Atividade Complementar.






 Marcar a opção Possui Lançamento de Frequência


 Selecionar Disciplina para o Tipo de Geração no Histórico.

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