Cadastro de Matrículas


Cadastro de Matrículas 

O objetivo da funcionalidade Cadastro de Matrículas é permitir que a escola realize a inclusão, consulta, exclusão e alteração de matrículas, permitindo também o encerramento de matrículas e reativação de matrículas encerradas. 

O filtro de matrícula foi alterado para contemplar a matrícula de progressão  parcial no último ano de cada tipo de ensino, como é comum o aluno fazer apenas as disciplinas que ele ficou em progressão no 9º ano do Ensino Fundamental. 


Esta tela está no menu Aluno/Matrícula. 

Simade - Cadastro de matrículas



1. Pesquisa de Matrículas 


Após a escolha da opção Matrícula irá aparecer a tela Pesquisa de Aluno [Efetuar Matrícula] para que se faça a pesquisa e assim localizar o aluno desejado para realização da matrícula. 

É necessário informar na pesquisa do aluno, caso você saiba o nome do aluno, e digite-o na frente do campo Nome do Aluno ou selecione Código e digite o código do aluno, mas se preferir marque a opção Exibir Todos para visualizar todos os alunos que estão matriculados em sua escola. 


No campo Tipo, você pode optar por realizar sua pesquisa digitando apenas o Início do Campo, ou seja, o início do nome do aluno ou Qualquer Parte do Campo, isto é, qualquer parte do nome do aluno, o que inclui nome e sobrenome e, por fim, Campo Inteiro, que significa o nome completo do aluno. 

Após definir as pesquisas e clicar no botão Pesquisar, serão listados os alunos conforme a definição utilizada. 


Simade - Cadastro de matrículas




O Sistema irá exibir uma tela onde se deve selecionar o Tipo de Pesquisa e o Tipo de Matrícula antes de realizar a pesquisa: 


1. Tipo de Pesquisa: 
. Alunos: Este tipo de pesquisa é usado para buscar alunos para incluir matrículas; 
. Matrículas: Este tipo de pesquisa é usado para alterar, consultar, excluir, encerrar e reativar matrículas; 
. Alunos sem Matrículas: Este tipo de pesquisa é usado para pesquisar os alunos sem matrícula ativa no sistema, isto é, não encerrada. 

2. Tipo de Matrícula: 
. Regular: utilizado para pesquisar as matrículas regulares ou para buscar alunos para incluir a matrícula regular; 
. Progressão Parcial: utilizado para buscar alunos que possuem matrículas regulares que possuem progressão parcial ou para pesquisar matrículas de progressão parcial; 
. Progressão Parcial Último Ano: utilizado para buscar alunos para incluir a matrícula de progressão parcial do último ano ou para buscar as matrículas de progressão parcial no último ano. 


Caso seja optado pela busca de matrículas, o sistema irá prover os seguintes filtros: 


1. Tipo de Ensino: O tipo de ensino da matrícula do aluno; 
2. Ano/Série/Etapa: A etapa da matrícula do aluno; 
3. Ano Administrativo: O ano administrativo da matrícula do aluno; 
4. Exibir Matrículas: 
. Todas: matrículas ativas e encerradas; 
. Ativas: apenas matrículas ativas (não encerradas); 
. Encerradas: apenas matrículas encerradas. 


A pesquisa de matrículas poderá ser impressa pelo botão Imprimir, resultando no relatório abaixo: 


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Ao realizar a pesquisa, haverá um link no nome dos alunos para exibição das matrículas do aluno(inclusive de outras escolas) em uma janela popup. Nesta janela serão exibidas as matrículas regulares (em verde) e as matrículas de progressão parcial(em azul) com as disciplinas em progressão parcial dessas matrículas. 


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2. Inclusão de Matrícula Regular 

1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Alunos ou Alunos sem Matrícula; 
2. Selecionar o Tipo de Matrícula Regular; 
3. Preencher os filtros conforme a necessidade da escola; 
4. Clicar em Pesquisar; 
5. Marcar o aluno desejado, clicar em Incluir e a tela abaixo aparecerá para a 
inclusão da matrícula: 

Simade - Cadastro de matrículas


6. Preencher os campos obrigatórios para inclusão da matrícula: 
. Ano Administrativo da Matrícula; 
. Tipo de Ensino da Matrícula; 
. Ano/Série/Etapa; 
. Data da Matrícula; 
. Possui Progressão Parcial: ao salvar a matrícula, caso este campo esteja com o valor Sim, será exibido uma mensagem perguntando se deseja incluir a matrícula de progressão parcial associada a esta matrícula 
regular; 
. Condição Final Último Ano: condição do aluno no último ano; 
. Novato nos Estudos: caso o aluno seja novato, marcar esta opção; 


. Lembrete: informações pertinentes a serem salvas pela escola; 
. Dados Adicionais da Matrícula: 


. Modalidade: Nenhum, Classificação, Reclassificação ou Aceleração de Estudos; 
. Encaminhamento: Informações a serem inseridas no histórico; 
. Observações: Informações a serem inseridas na ficha individual. 

7. Clicar em Salvar para salvar a matrícula. 

3. Inclusão de Matrícula de Progressão Parcial 


1. Antes de incluir esta matrícula, é necessário incluir uma matrícula regular marcada com Possui Progressão Parcial com o valor Sim; 
2. Selecionar o Tipo de Pesquisa Alunos ou Alunos sem Matrícula; 
3. Selecionar o Tipo de Matrícula Progressão Parcial; 
4. Preencher os filtros conforme a necessidade da escola; 
5. Clicar em Pesquisar; 
6. Marcar o aluno desejado, clicar em Incluir e a tela abaixo aparecerá para a inclusão da matrícula: 




7. Preencher os campos obrigatórios para inclusão da matrícula: 
. Ano Administrativo da Matrícula; 
. Tipo de Ensino da Matrícula; 
. Ano/Série/Etapa; 
. Data da Matrícula; 
. Disciplina: lista de disciplinas que o aluno pode cursar as progressões; 


8. Adicionar as disciplinas desejadas e salvar a matrícula; 
9. Atenção! Para cada etapa, são permitidas apenas duas áreas de conhecimento, e para cada matrícula regular, no total o aluno pode cursar no máximo três áreas de conhecimento. 
. Por exemplo, o aluno pode cursar o 8º ano regular e ter progressão no 7º ano em Matemática e Português, e no 6º ano cursar a progressão de Matemática e História, mas não pode ultrapassar três áreas de conhecimento. 


10. Observação: Esta seqüência de passos pode ser utilizada para incluir matrícula de progressão parcial do último ano utilizando o tipo de pesquisa Alunos e o tipo de Matrícula Progressão Parcial Último Ano. 

4. Exclusão de Matrículas 

1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Matrículas; 
2. Selecionar o Tipo de Matrícula desejado; 
3. Informar os filtros de pesquisa; 
4. Clicar em Pesquisar; 
5. Selecionar a matrícula que deseja excluir e clicar em Excluir; 
6. Atenção! O sistema vai solicitar uma confirmação antes da exclusão. 

5. Alteração/Consulta de Matrículas 

1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Matrículas; 
2. Selecionar o Tipo de Matrícula desejado; 
3. Informar os filtros de pesquisa; 
4. Clicar em Pesquisar; 
5. Selecionar a matrícula que deseja alterar ou consultar e clicar em 
Alterar/Consultar; 
6. Atenção! Na consulta, o sistema bloqueia os campos para alteração; 
7. No caso de alteração, clicar em Salvar; 

6. Encerramento de Matrículas 
1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Matrículas; 
2. Selecionar o Tipo de Matrícula desejado; 
3. Informar os filtros de pesquisa; 
4. Clicar em Pesquisar; 
5. Selecionar a matrícula que deseja encerrar (no caso de matrícula ativa) ou reativar (matrícula encerrada) e clicar em Encerrar/Reativar; 
6. Para ambos os casos, aparecerá uma tela similar a tela abaixo: 



7. No caso de encerramento de matrícula, informar os campos obrigatórios: 
. Data de Encerramento; 
. Motivo de Encerramento da Matrícula. 
8. No caso de reativação de matrícula, clicar em Gravar. 


 6.1. Encerramento de Matrículas por Transferência de Aluno 

1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Matrículas; 
2. Selecionar o Tipo de Matrícula Regular; 
3. Informar os filtros de pesquisa; 
4. Clicar em Pesquisar; 
5. Selecionar a matrícula que deseja encerrar e clicar em Encerrar; 
6. Selecionar o motivo de encerramento de matrícula Transferido; 


7. Os dados da escola de destino não são obrigatórios, mas para transferir o aluno para uma escola do SIMADE – rede estadual de ensino, uma escola da rede estadual deve ser selecionada como na tela abaixo e clicar em Gravar; 



8. Após gravar, a escola de destino poderá aceitar/recusar esta transferência no menu Utilitários > Consulta Transferência: 







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