Controle de Matrícula
O objetivo deste documento é informar sobre as novas regras implementadas no SIMADE para controle do fluxo de matrícula. As matrículas realizadas no sistema a partir de 29/10/2013 deverão seguir as
regras do controle de matrícula:
1. Matrícula de aluno seguindo o fluxo padrão de etapas será realizada normalmente.
Exemplo: aluno aprovado no 5º ANO do Ensino Fundamental sendo matriculado no 6º ANO.
2. O aluno não poderá ser matriculado em etapas anteriores à última em que foi aprovado, nem nesta mesma etapa.
Exemplo: aluno aprovado no 1º ANO do Ensino Médio não poderá ser matriculado em etapas do Ensino Fundamental, nem nesta etapa.
3. Ao matricular o aluno em alguma etapa fora da sequência do fluxo padrão, a escola deverá justificar a inclusão desta matrícula.
Exemplos:
a. A última aprovação do aluno no sistema foi na etapa 3º ANO do Ensino Fundamental e a escola irá matriculá-lo no 5º ANO;
b. A última aprovação do aluno no sistema foi na etapa 7º ANO do Ensino Fundamental e o aluno deverá ser matriculado, no ano administrativo em questão, no 1º ANO do Ensino Médio.
c. A matrícula a ser inserida é a primeira matrícula do aluno no sistema e não é da etapa 1º ANO do Ensino Fundamental ou 1º Período – Anos Iniciais do tipo de ensino Presencial – Ensino Fundamental (EJA);
d. A matrícula a ser inserida não é da etapa 1º ANO do Ensino Fundamental ou 1º Período – Anos Iniciais do tipo de ensino Presencial – Ensino Fundamental (EJA) e não existe registro de encerramento de matrícula com aprovação para o aluno em questão.
4. Alunos dos tipos de ensino EDUCAÇÃO PROFISSIONAL e EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NÍVEL MÉDIO (PRONATEC) poderão ser matriculados em etapas, desses tipos de ensino, em que já foram aprovados, somente com autorização e justificativa do(a) diretor(a) da escola, dentro dos casos permitidos pela SEE.
Nas próximas páginas constam informações, com as telas do sistema, referentes às operações que envolvem as novas regras do controle de matrícula.
1. Matrícula que deve ser justificada um
Ao realizar uma matrícula que deve ser justificada, após inserir os dados da matrícula e clicar em Gravar será exibida a tela abaixo:
Deverá ser exibida a informação abaixo:
2. Matrícula que não poderá ser efetuada
Ao tentar realizar matrícula numa etapa em que o aluno tenha registro como
aprovado, será exibida a informação abaixo para o aluno e etapa em questão:
Ao tentar realizar matrícula numa etapa em que o aluno não tenha registro no
sistema como aprovado, mas seja anterior a última em que o aluno tenha sido aprovado,
será exibida a informação abaixo para o aluno e etapa em questão:
3. Matrícula que Necessita da Autorização e Justificativa do Diretor
Somente para os tipos de ensino EDUCAÇÃO PROFISSIONAL e EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL TÉCNICA NÍVEL MÉDIO (PRONATEC), dentro dos casos permitidos pela SEE,
será possível matricular o aluno numa etapa em que já tenha sido aprovado.
Para efetuar essas matrículas será necessária autorização com justificativa do(a) diretor(a) da escola.
Na inclusão de matrícula do caso acima, após informar os dados da matrícula e clicar em Gravar, será exibida a tela abaixo:
Deverá ser exibida a informação abaixo:
Clicar em Ok para voltar à tela Pesquisa de Aluno [Efetuar Matrícula].
3. Associações não configuradas no Controle de Matrícula
Caso a escola tente matricular o aluno em uma etapa que não possua associação no controle do fluxo de matrícula com a última etapa de aprovação do aluno, será exibida uma informação como a seguinte:
A escola deve entrar em contato com o suporte SIMADE para verificação das possibilidades de associação e configuração necessária no sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário