Cadastro de Matrículas
O objetivo da funcionalidade Cadastro de Matrículas é permitir que a escola realize a inclusão, consulta, exclusão e alteração de matrículas, permitindo também o encerramento de matrículas e reativação de matrículas encerradas.
O filtro de matrícula foi alterado para contemplar a matrícula de progressão parcial no último ano de cada tipo de ensino, como é comum o aluno fazer apenas as disciplinas que ele ficou em progressão no 9º ano do Ensino Fundamental.
Esta tela está no menu Aluno/Matrícula.
1. Pesquisa de Matrículas
Após a escolha da opção Matrícula irá aparecer a tela Pesquisa de Aluno [Efetuar Matrícula] para que se faça a pesquisa e assim localizar o aluno desejado para realização da matrícula.
É necessário informar na pesquisa do aluno, caso você saiba o nome do aluno, e digite-o na frente do campo Nome do Aluno ou selecione Código e digite o código do aluno, mas se preferir marque a opção Exibir Todos para visualizar todos os alunos que estão matriculados em sua escola.
No campo Tipo, você pode optar por realizar sua pesquisa digitando apenas o Início do Campo, ou seja, o início do nome do aluno ou Qualquer Parte do Campo, isto é, qualquer parte do nome do aluno, o que inclui nome e sobrenome e, por fim, Campo Inteiro, que significa o nome completo do aluno.
Após definir as pesquisas e clicar no botão Pesquisar, serão listados os alunos conforme a definição utilizada.
O Sistema irá exibir uma tela onde se deve selecionar o Tipo de Pesquisa e o Tipo de Matrícula antes de realizar a pesquisa:
1. Tipo de Pesquisa:
. Alunos: Este tipo de pesquisa é usado para buscar alunos para incluir matrículas;
. Matrículas: Este tipo de pesquisa é usado para alterar, consultar, excluir, encerrar e reativar matrículas;
. Alunos sem Matrículas: Este tipo de pesquisa é usado para pesquisar os alunos sem matrícula ativa no sistema, isto é, não encerrada.
2. Tipo de Matrícula:
. Regular: utilizado para pesquisar as matrículas regulares ou para buscar alunos para incluir a matrícula regular;
. Progressão Parcial: utilizado para buscar alunos que possuem matrículas regulares que possuem progressão parcial ou para pesquisar matrículas de progressão parcial;
. Progressão Parcial Último Ano: utilizado para buscar alunos para incluir a matrícula de progressão parcial do último ano ou para buscar as matrículas de progressão parcial no último ano.
Caso seja optado pela busca de matrículas, o sistema irá prover os seguintes filtros:
1. Tipo de Ensino: O tipo de ensino da matrícula do aluno;
2. Ano/Série/Etapa: A etapa da matrícula do aluno;
3. Ano Administrativo: O ano administrativo da matrícula do aluno;
4. Exibir Matrículas:
. Todas: matrículas ativas e encerradas;
. Ativas: apenas matrículas ativas (não encerradas);
. Encerradas: apenas matrículas encerradas.
A pesquisa de matrículas poderá ser impressa pelo botão Imprimir, resultando no relatório abaixo:
Ao realizar a pesquisa, haverá um link no nome dos alunos para exibição das matrículas do aluno(inclusive de outras escolas) em uma janela popup. Nesta janela serão exibidas as matrículas regulares (em verde) e as matrículas de progressão parcial(em azul) com as disciplinas em progressão parcial dessas matrículas.
2. Inclusão de Matrícula Regular
1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Alunos ou Alunos sem Matrícula;
2. Selecionar o Tipo de Matrícula Regular;
3. Preencher os filtros conforme a necessidade da escola;
4. Clicar em Pesquisar;
5. Marcar o aluno desejado, clicar em Incluir e a tela abaixo aparecerá para a
inclusão da matrícula:
6. Preencher os campos obrigatórios para inclusão da matrícula:
. Ano Administrativo da Matrícula;
. Tipo de Ensino da Matrícula;
. Ano/Série/Etapa;
. Data da Matrícula;
. Possui Progressão Parcial: ao salvar a matrícula, caso este campo esteja com o valor Sim, será exibido uma mensagem perguntando se deseja incluir a matrícula de progressão parcial associada a esta matrícula
regular;
. Condição Final Último Ano: condição do aluno no último ano;
. Novato nos Estudos: caso o aluno seja novato, marcar esta opção;
. Lembrete: informações pertinentes a serem salvas pela escola;
. Dados Adicionais da Matrícula:
. Modalidade: Nenhum, Classificação, Reclassificação ou Aceleração de Estudos;
. Encaminhamento: Informações a serem inseridas no histórico;
. Observações: Informações a serem inseridas na ficha individual.
7. Clicar em Salvar para salvar a matrícula.
3. Inclusão de Matrícula de Progressão Parcial
1. Antes de incluir esta matrícula, é necessário incluir uma matrícula regular marcada com Possui Progressão Parcial com o valor Sim;
2. Selecionar o Tipo de Pesquisa Alunos ou Alunos sem Matrícula;
3. Selecionar o Tipo de Matrícula Progressão Parcial;
4. Preencher os filtros conforme a necessidade da escola;
5. Clicar em Pesquisar;
6. Marcar o aluno desejado, clicar em Incluir e a tela abaixo aparecerá para a inclusão da matrícula:
7. Preencher os campos obrigatórios para inclusão da matrícula:
. Ano Administrativo da Matrícula;
. Tipo de Ensino da Matrícula;
. Ano/Série/Etapa;
. Data da Matrícula;
. Disciplina: lista de disciplinas que o aluno pode cursar as progressões;
8. Adicionar as disciplinas desejadas e salvar a matrícula;
9. Atenção! Para cada etapa, são permitidas apenas duas áreas de conhecimento, e para cada matrícula regular, no total o aluno pode cursar no máximo três áreas de conhecimento.
. Por exemplo, o aluno pode cursar o 8º ano regular e ter progressão no 7º ano em Matemática e Português, e no 6º ano cursar a progressão de Matemática e História, mas não pode ultrapassar três áreas de conhecimento.
10. Observação: Esta seqüência de passos pode ser utilizada para incluir matrícula de progressão parcial do último ano utilizando o tipo de pesquisa Alunos e o tipo de Matrícula Progressão Parcial Último Ano.
4. Exclusão de Matrículas
1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Matrículas;
2. Selecionar o Tipo de Matrícula desejado;
3. Informar os filtros de pesquisa;
4. Clicar em Pesquisar;
5. Selecionar a matrícula que deseja excluir e clicar em Excluir;
6. Atenção! O sistema vai solicitar uma confirmação antes da exclusão.
5. Alteração/Consulta de Matrículas
1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Matrículas;
2. Selecionar o Tipo de Matrícula desejado;
3. Informar os filtros de pesquisa;
4. Clicar em Pesquisar;
5. Selecionar a matrícula que deseja alterar ou consultar e clicar em
Alterar/Consultar;
6. Atenção! Na consulta, o sistema bloqueia os campos para alteração;
7. No caso de alteração, clicar em Salvar;
6. Encerramento de Matrículas
1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Matrículas;
2. Selecionar o Tipo de Matrícula desejado;
3. Informar os filtros de pesquisa;
4. Clicar em Pesquisar;
5. Selecionar a matrícula que deseja encerrar (no caso de matrícula ativa) ou reativar (matrícula encerrada) e clicar em Encerrar/Reativar;
6. Para ambos os casos, aparecerá uma tela similar a tela abaixo:
7. No caso de encerramento de matrícula, informar os campos obrigatórios:
. Data de Encerramento;
. Motivo de Encerramento da Matrícula.
8. No caso de reativação de matrícula, clicar em Gravar.
6.1. Encerramento de Matrículas por Transferência de Aluno
1. Selecionar o Tipo de Pesquisa Matrículas;
2. Selecionar o Tipo de Matrícula Regular;
3. Informar os filtros de pesquisa;
4. Clicar em Pesquisar;
5. Selecionar a matrícula que deseja encerrar e clicar em Encerrar;
6. Selecionar o motivo de encerramento de matrícula Transferido;
7. Os dados da escola de destino não são obrigatórios, mas para transferir o aluno para uma escola do SIMADE – rede estadual de ensino, uma escola da rede estadual deve ser selecionada como na tela abaixo e clicar em Gravar;
8. Após gravar, a escola de destino poderá aceitar/recusar esta transferência no menu Utilitários > Consulta Transferência:
Porque não foi liberado a inclusão da matrícula de alunos sem matrícula?
ResponderExcluirMatricula
ResponderExcluirCadastro de alunao
ResponderExcluirJá tenho o cadastro de um filho. Agora o sistema não está aceitando o cadastro do outro filho pois meu cpf já está cadastrado. Não entendi.
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