Memorando-Circular nº 12/2020/SEE/SB - Conexão Escola


Belo Horizonte, 05 de junho de 2020.

Ao(À) Sr(a).: Superintendentes Regionais de Ensino, Gestores Escolares e Professores da Rede Estadual de Ensino

  

Assunto: Apresentação de novas funcionalidades na ferramenta Conexão Escola.

 

Prezados(as) Superintendentes, Gestores Escolares e Professores.

 

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem a satisfação de comunicar uma grande inovação tecnológica dentro do Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP): a disponibilização da versão web do aplicativo Conexão Escola. Agora, além do acesso via Smartphone Android versão acima de 5.1, está liberado o acesso por computadores.

 

Outra boa notícia é que a funcionalidade Chat já está disponível no Conexão Escola, ampliando significativamente a interatividade durante o REANP. 

 

O aplicativo já permitia o acesso ao Plano de Estudos Tutorado (PET), às videoaulas gravadas por professores da rede estadual juntamente com o material gráfico mostrado nas aulas, além de outros materiais disponibilizados pela SEE, e agora está ainda mais completo e acessível a um maior número de estudantes e professores. 

 

Para quem já tem o App Conexão Escola no Smartphone Android basta atualizá-lo para começar a usar o Chat. Aqueles que desejarem podem também acessá-lo via computador ou navegadores em Smartphones, pelo Conexão Escola Web, no endereço https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/conexaoescola. Basta clicar no botão disponível na página e fazer o acesso conforme os guias.

 

Esclarecemos que a responsabilidade pela abertura e fechamento das salas de Chat será do professor de cada disciplina, que o fará no início e término do seu horário de aula, conforme estabelecido no Quadro de Horários da unidade escolar registrado no SYSADP. Neste sentido, é importante destacar que cabe ao Gestor Escolar garantir aos professores o acesso à distribuição de suas aulas, bem como divulgar amplamente o horário das aulas de cada turma aos estudantes.

 

Durante o Chat, os professores deverão sanar as dúvidas dos estudantes sobre o conteúdo do PET e os materiais complementares produzidos, bem como realizar intervenções pedagógicas em competências e habilidades já estudadas em conteúdos anteriores e ainda não consolidadas. 

 

Os professores poderão ainda, através do Chat, auxiliar os estudantes na organização de sua rotina de estudos, avaliar preliminarmente o seu nível de engajamento e expectativa, além de receber contribuições para a melhoria permanente do REANP. As regras de uso do Chat pelos professores e estudantes estão descritas no Guia Prático para Estudantes, Pais e Responsáveis  e Guia Prático para Professores disponíveis no App Conexão Escola, no Conexão Escola Web no endereço https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/conexaoescola.  

 

Salientamos que na condução do chat o professor precisa se pautar nos princípios previstos em toda a normativa da SEE/MG: Estatuto do Servidor Público de MG, Estatuto do Magistério, Código de Ética do Servidor Público de MG e ainda na Lei das Diretrizes e Bases Educacionais e no Estatuto da Criança e Adolescente.

 

Desejamos a todos excelentes experiências com o bom uso dessa inovação tecnológica! 

 

Atenciosamente,

 

Geniana Guimarães Faria

Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica

 

Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas

Subsecretário de Articulação Educacional

 

Ana Costa Rego

Subsecretária de Gestão de Recursos Humanos


Clique aqui para baixar o guia

Clique aqui para baixar o guia



Nenhum comentário:

Postar um comentário