Censo escolar 2021 - Educacenso

Inep - Media Day

Primeira etapa do Censo Escolar 2021 | Início da coleta da Matrícula Inicial

Prezado(a) Usuário(a) do Sistema Educacenso,

Iniciou, em 18 de junho, a coleta da Matrícula Inicial, primeira etapa do Censo Escolar 2021. Nessa fase são coletadas informações sobre escolas, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula, no Sistema Educacenso. A data de referência para a coleta é última quarta-feira do mês de maio, que, neste ano, foi o dia 26 de maio de 2021.

Para o preenchimento dos dados, é necessário se basear em registros administrativos que comprovem a veracidade das informações declaradas, tais como fichas de matrícula, frequência escolar (diários de classe), fichas cadastrais dos profissionais, documentação pessoal dos gestores, alunos e profissionais escolares.

As escolas e redes de ensino que possuem sistemas eletrônicos de registro de matrícula e controle de frequência poderão declarar os dados ao Censo Escolar por meio da migração para o Sistema Educacenso. Nesse caso, as secretarias de Educação municipais e estaduais repassam às escolas orientações específicas.

Portaria de cronograma do Censo Escolar 2021 – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria n.º 200, de 12 de maio de 2021, que estabelece o cronograma da primeira etapa do Censo Escolar: a Matrícula Inicial. Atenção a estas datas:

  

Dicas para coleta do Censo Escolar:

• Mantenha os documentos dos alunos separados em pastas ou envelopes individuais — incluindo certidão de nascimento ou outro documento pessoal —, etiquetados e classificados em ordem alfabética e guardados em pastas específicas para cada turma.
• Os documentos dos professores e gestores podem ser organizados da mesma maneira, em pastas, para facilitar a separação dos itens importantes, como documentos pessoais e de formação acadêmica/titulação.
• Organize o livro ou a pasta de transferências e os documentos de enturmação (docentes, turmas e disciplinas ministradas).
• É importante que os diários de classe estejam disponíveis na escola e atualizados de acordo com a frequência dos alunos (inclusive das turmas de atividade complementar, Atendimento Educacional Especializado – AEE e Educação de Jovens e Adultos – EJA).
• Recomendamos que os superusuários responsáveis pelo censo nas escolas e nas redes de ensino sempre confiram e mantenham atualizados os dados dos demais usuários vinculados à sua instituição, garantindo que apenas pessoas autorizadas acessem os dados constantes no Censo Escolar.
• Para a declaração do Censo Escolar realizado nas instituições de ensino ou secretarias de educação, o Inep recomenda que sejam seguidas todas as medidas de proteção recomendadas pelas autoridades de saúde, devido à pandemia de COVID-19.



Nenhum comentário:

Postar um comentário