Neste momento, estão disponíveis as seguintes funcionalidades:
Personalização do Programa Pedagógico Padrão do Sistema, habilitando a identificação das disciplinas eletivas que serão ofertadas nas escolas em 2022;
Confirmação de matrícula e a enturmação dos estudantes inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula SUCEM no 1o ano do ensino médio (Regular, Integral e EJA). Assim, a confirmação de matrícula das etapas anteriormente citadas devem ser confirmadas neste novo ambiente.
Acessar o Novo SIMADE no link abaixo:
https://simade.educacao.mg.gov.br/
Login:CPF (somente números)
Senha: Digite a senha já utilizada em outros Sistema do Governo (exemplo o SEI). Caso não tenha acesso a nenhum outro Sistema, cadastre uma senha.
Assim que configurar sua senha, anotar em lugar seguro para consulta em caso de esquecimento.
Caso o usuário digite a senha errada, o mesmo será bloqueado. Na tela de acesso, deverá solicitar o desbloqueio e acompanhar o envio do link no email informado para desbloquear seu acesso. Assim que clicar no link pedirá para informar o CPF, em seguida pedirá e-mail para redefinir senha, novo link será enviado no e-mail, clicar no link que levará para tela de redefinição de senha.
ORIENTAÇÕES NOVO SIMADE
Acesso do Usuário, Vinculação de Eletivas às turmas e Confirmação de
Matrícula de Alunos encaminhados pelo SUCEM
Para acessar o ambiente do Novo SIMADE, utilize o endereço:
https://simade.educacao.mg.gov.br/. Para efetuar o login, é necessário utilizar as informações de acesso
do Sistema de Segurança Corporativo - SSC.
PASSO 1 - HABILITANDO ACESSO AO SSC
Caso seja seu primeiro acesso, será necessário habilitar o Módulo do SIMADE no SSC. Para tanto, verifique seu e-mail, pois nele haverá uma mensagem encaminhada pelo endereço seg.corporativa@prodemge.gov.br contendo seu login, senha e o link para vinculação do acesso ao Novo SIMADE:
Ao clicar no link contido no e-mail, você será direcionado para a página de login do SSC.
Informe no campo “CPF” o login contido no e-mail e no campo “Senha” a senha informada no mesmo e-mail.
Ao inserir os dados e clicar no botão “Entrar”, em azul, você visualizará a página de
autorização:
Para ter acesso ao Módulo do Novo SIMADE será necessário clicar no botão “Autorizar”. Após a autorização, você será direcionado ao ambiente do Novo SIMADE:
Caso seu usuário não tenha sido habilitado, recomendamos que entre em contato com sua
Superintendência Regional de Ensino encaminhando nome completo, data de nascimento, CPF e e-mail institucional.
PASSO 2 - VINCULAR ELETIVAS À TURMA
Antes de confirmar a matrícula dos estudantes do 1º ano do ensino médio, encaminhados
pelo SUCEM, é necessário configurar as turmas desta etapa, sinalizando quais serão as disciplinas eletivas que serão trabalhadas pela escola no ano de 2022. A vinculação das eletivas às turmas acontece em duas etapas. Siga os passo abaixo para realizar a confirmação:
1. Clique no menu Programa Pedagógico → Vincular Eletivas à Escola
Nesta opção há dois catálogos disponíveis: um destinado às escolas indígenas e outro
destinado às demais escolas. No campo “Catálogo de Eletivas” selecione a opção mais adequada para sua escola e no campo “Ano Administrativo” selecione a opção “2022”:
Ao preencher as informações acima, será exibida uma lista de disciplinas constantes no
catálogo de eletivas elaborado pela Secretaria Estadual de Educação. Selecione as opções que serão ofertadas em sua escola nas turmas de 1º ano do ensino médio regular e integral, quando for o caso, e clique no botão “Salvar” no canto inferior direito da tela. Finalizada a escolha, execute o item 2.
2. Clique no menu Programa Pedagógico → Associar Eletivas à Turma
Nesta opção vamos personalizar o programa pedagógico padrão do Sistema, incluindo as
disciplinas eletivas que serão trabalhadas em cada uma das turmas da escola. Para configurar a turma, preencha os campos de pesquisa disponíveis e clique no botão “Pesquisar”:
Você pode clicar no botão “Pesquisar” sem preencher os campos acima. Desta maneira, o
Sistema listará todas as turmas disponíveis na escola para seleção:
Para iniciar a vinculação das eletivas na turma, clique no ícone como mostra a figura acima. O Sistema exibirá uma tela com as disciplinas eletivas selecionadas para oferta na escola, abrindo os campos para vinculação de acordo com o número de disciplinas eletivas previstas no programa pedagógico padrão:
Para efetuar a vinculação, clique no campo “eletiva”, selecione a disciplina, em seguida clique nos campos “início da vigência” e “término da vigência” e informe as datas. Importante lembrar que as datas informadas nos campos anteriores devem estar contidas dentro do período letivo. Após as configurações, clique no botão “Salvar”.
PASSO 3 - CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA DO SUCEM
Para verificar a listagem de estudantes encaminhados pelo SUCEM e confirmar a matrícula,
clique no menu Aluno → Matrícula SUCEM. Na tela abaixo, clique no botão “Pesquisar”:
Neste momento, ao realizar a pesquisa, o Sistema retorna a lista de todos os estudantes que
se inscreveram no SUCEM para o 1º ano do ensino médio (modalidades Integral, Integral Profissional, Regular e EJA) e foram encaminhados para a escola.
Para confirmar a matrícula do estudante, clique sobre o ícone “Cadastrar/Matricular”, disponível no canto direito da tela de pesquisa, como pode ser visualizado na imagem acima.
Após, o Sistema apresentará a tela de cadastro de aluno, recuperando as informações preenchidas no ato da inscrição no SUCEM:
É importante verificar todas as informações prestadas e complementar aquelas solicitadas nas abas do cadastro antes da confirmação da matrícula. Atenção para os campos obrigatórios, destacados no formulário com asterisco, uma vez que não é permitido finalizar o cadastro sem essas informações.
Para mudar de página, utilize as setas de navegação disponíveis na parte inferior da tela:
Recomendamos conferência criteriosa dos dados apresentados para cadastro do aluno, em especial às informações relacionadas à identificação do estudante, endereço e dados para matrícula. Vale ressaltar que na tela de matrícula não serão liberadas alterações nos dados de do tipo de ensino, nível, etapa e turno por terem sido determinantes para o encaminhamento do estudante.
Na aba Matrícula, selecione o período letivo e a data da matrícula:
Em seguida, verifique, assinalando quando for o caso, as informações especiais de matrícula:
Logo após, indique a turma de enturmação e as eletivas a serem cursadas pelo estudante:
Caso seja necessário, registre no campo “Observação Final” as informações da ficha individual do estudante:
Caso o estudante possua algum amparo legal para matrícula, clique no botão “Incluir amparo legal”, registre o motivo e a validade do referido instrumento.
Após os registros acima, clique no botão “Salvar” para concluir o processo de matrícula.
Caso algum campo obrigatório não tenha sido preenchido, o sistema emitirá um alerta. Ao clicar no botão “Entendi”, você será redirecionado para a pendência para que esta seja corrigida. Após a correção, clique no botão “Salvar” para finalizar o processo de matrícula.
Como inserir progressão parcial no novo simade? 2º ano Ens. Médio? Obg.
ResponderExcluirhttps://simadefacil.blogspot.com/2023/09/tutorial-progressao-parcial-novo-simade.html
ExcluirCOMO IMPRIMIR MATRICULA NO NOVO SIMADE ?
ResponderExcluirAinda não é possível imprimir ficha de matrícula no Novo Simade.
ExcluirComo fazer remanejamento do ensino fundamental anos finais
ResponderExcluirno novo simade?
Menu Aluno - Enturmação. Marca o aluno e clica em Remanejar
ExcluirQ bosta
ResponderExcluirnão consigo ter acesso a autorização
ResponderExcluircomo imprimir histórico
ResponderExcluir